quinta-feira, 22 de setembro de 2011

quede orgulho

durante a aula de libras (melhor matéria que puxei esse período), falamos bastante sobre a história dos Surdos. inclusive do resgate do uso da palavra "Surdo" quando o politicamente correto nos ensinou a falar "deficiente auditivo". a letra maiúscula no início da palavra representa o reconhecimento de um ser cultural e seu uso uma aceitação de uma minoria linguística. e no meio de todas essas descobertas sobre uma cultura que ouvintes ignoramos, me deparo com o "orgulho surdo". olha, taí uma dificuldade minha nessa vida: ver a galera se orgulhando de características que elas mesmas defendem como intrínsecas e desimportantes. se ser surdo/negro/gay é apenas uma das milhares de facetas da sua personalidade e isso não desse ser levado em consideração para nenhum tipo de julgamento, por que ter orgulho disso? 
tava circulando uma dessas correntes sobre beleza negra e, apesar dessa não ser a reação proposta por quem escreveu, achei meio absurdo:

(clique na foto para ampliar)
não há necessidade que os melhores títulos de qualquer área pertença a um negro pra ele ser valorizado. não tem a ver com melanina. de igual forma, é importante saber que existes doutores surdos, mesmo quando não possuem a língua oral, já que esse grupo já foi extremamente oprimido e até hoje é visto como vítima. o mesmo discurso vale pros gays e para outras minorias. só há de se pensar que evidenciar essas características é muito menos coerente que lidar com pessoas pelo que são: pessoas. a cor da pele, aspectos da sexualidade e ausência da língua oral devem ficar em segundo plano e não tidas como primordial na hora de qualquer avaliação ou menção. por isso a minha estranheza com essas bandeiras em forma de orgulho. é ótimo que pessoas que pertencem a grupos que já foram ou são considerados inferiores consigam papel de destaque e honra, sem dúvida. mas isso é uma conquista pessoal e, como defendem os próprios grupos, independem das características consideradas menores pela sociedade. vamos ter orgulho de amar, de conseguir pintar as unhas da mão direita e conseguir dar cambalhota. mais válido.